Cidades

UFF homenageia profissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro

Imagem ilustrativa da imagem UFF homenageia profissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro
Homenagem aconteceu no sábado (18). Foto: Marcelo Tavares

Os profissionais da área de saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), localizado no Centro de Niterói, foram homenageados pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no palco do Cine Arte UFF, no último sábado (18). A cerimônia contou com um concerto especial da Orquestra Sinfônica Nacional UFF (OSN-UFF), para comemorar a entrega das honrarias e o aniversário de 61 anos da Universidade, celebrado na mesma data.

"Quero agradecer a todos, neste momento de retomada, ainda no ano de 2021. Quero celebrar a vida, porque a ciência venceu. Muitos de nós estamos vivos porque a ciência venceu. E vencerá. Portanto, neste dia que celebramos 61 anos da nossa universidade, chamo a todos para que renovemos as nossas forças para retomar o país na direção que todos nós queremos."

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, reitor da UFF

Além dele, também estavam presentes na cerimônia o Secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, e o superintendente do HUAP, Tarcisio Rivello, que reiterou as palavras do reitor: “é com muita alegria que estamos aqui. Primeiro para celebrar a vida. Segundo para celebrar os profissionais que lá estiveram no ‘front’, no campo aberto. A homenagem é extensiva a todos os funcionários do Antônio Pedro, da porta ao CTI. Obrigado a todos vocês”.

Concerto Pela Vida

Foi a primeira vez que a Orquestra se apresentou, ainda que em uma composição reduzida, um ano e nove meses após o fechamento de seus espaços físicos ao público devido à pandemia da Covid-19. “O “Concerto pela Vida” foi uma escolha certeira para homenagear todos e todas as profissionais do Hospital Universitário Antônio Pedro que se doaram, e ainda se doam, no combate à pandemia”, ressalta o reitor.

Em formação reduzida, somente com os naipes de cordas e percussão e sob a regência do maestro argentino Javier Logioia, a OSN UFF apresentou, no programa desse “Concerto pela Vida”, a “Serenata para cordas em Dó Maior, Op. 48”, de Piotr Ilitch Tchaikovski, o “Concerto para cordas e percussão”, de Camargo Guarnieri, e “Mourão” (para cordas e percussão), de César Guerra-Peixe.

A homenagem fez parte da programação especial “Semana Arte de Viver”, projeto que aconteceu entre 15 e 19 de dezembro e incluiu exibição de filme, exposição, concertos e homenagens. Ao longo desses dias, uma série de atividades pontuais e presenciais foi programada, seguindo todos os protocolos de segurança necessários para o controle da disseminação da Covid-19 e do novo vírus da Influenza.

Homenageados

- Ademir Raposo Leite

- Andrea Alice da Silva

- Bruna Alves da Silva Bruna Ferreira Antunes

- Bruno Souza Soares

- Elaine Cristina Santos F. Souza

- Fernando Sérgio da Silva Ferreiro

- Maria Cristina Ferguson Guedes Pinto

- Maria Emília Lopes Monteiro

- Marlene Fermiana Ribeiro Teixeira

- Patrícia Yvonne Maciel Pinheiro

- Renatta Glaucy F. Thomaz Gomes

- Tânia Cristina Camacho Ventura

- Tulio Possati de Souza

< C.A.T. BBB: Dani Calabresa expõe conversa inusitada com Rafael Portugal Sorteio da Conmebol define adversários do Fluminense na pré-Libertadores de 2022 <